A Humane, startup fundada por Imran Chaudhri e Bethany Bongiorno, ex-funcionários da Apple, fez a primeira demonstração ao vivo de seu novo dispositivo: um dispositivo vestível com tela projetada e funções alimentadas por IA para atuar como assistente pessoal.
Chaudhri, que atua como presidente do conselho e presidente da Humane, apresentou o dispositivo no palco durante uma palestra do TED, da qual a Inverse e outros obtiveram uma gravação antes de seu lançamento público previsto para 22 de abril.
“É um novo tipo de dispositivo vestível e uma plataforma totalmente desenvolvida do zero para inteligência artificial”, disse Chaudhri em comentários transcritos pela Inverse. “E é totalmente autônomo. Você não precisa de um smartphone ou outro dispositivo para sincronizá-lo.”
Chaudhri citou um exemplo: “Imagine o seguinte: você esteve em reuniões o dia todo e só quer um resumo do que perdeu”. Ele então tocou o dispositivo e pediu para se atualizar. Em resposta, o dispositivo ofereceu um resumo de “e-mails, convites de calendário e mensagens”.
À medida que os avanços da inteligência artificial (IA) continuarem, veremos que ela transformará quase todos os aspectos de nossas vidas de maneiras que hoje são inimagináveis para nós. De fato, Sam Altman, da OpenAI, compartilha dessa crença e acredita que a IA é subestimada. No entanto, é importante observar que, para aproveitar todo o seu potencial, precisamos ter certeza de que estamos fazendo tudo certo.
Estamos convencidos de que estamos apenas começando a explorar as possibilidades oferecidas pela IA. A integração dos avanços da IA, como em nosso dispositivo projetado para desaparecer e permitir que as experiências ocupem o centro do palco, abre maneiras totalmente novas de interagir com a tecnologia e o mundo ao nosso redor.
O objetivo é obter interações mais humanas, intuitivas e sem tela em um ambiente contínuo e responsivo. Isso vai muito além de dispositivos cada vez menores ou mais potentes. Trata-se da possibilidade de reimaginar a relação entre os seres humanos e a tecnologia como a conhecemos, o que é extremamente empolgante. Sem dúvida, é um grande desafio.
Mas é o mundo em que queremos viver, um mundo em que a tecnologia não apenas ajuda você a se reintegrar ao mundo, mas também aprimora nossa capacidade de fazer isso. Esse mundo está na ponta de nossos dedos, e hoje já tivemos um vislumbre de parte dele. O futuro não estará apenas em sua mão ou em seu rosto. De fato, a tecnologia do futuro poderá ser quase invisível.